A Naughty Dog anunciou em dezembro do ano passado que havia cancelado o aguardado multiplayer de The Last of Us, mas afirmou logo em seguida que já estava trabalhando em vários jogos single player “ambiciosos e totalmente novos”.
Já sabemos há algum tempo que pelo menos um deles está sendo dirigido por Neil Druckmann — e parece que vem coisa boa por aí. Segundo o co-presidente do estúdio, o novo projeto da Naughty Dog pode redefinir as percepções convencionais de videogames.
A declaração foi feita pelo desenvolvedor em uma entrevista realizada pela própria Sony recentemente. Druckmann descreveu o projeto que lidera atualmente como “o mais emocionante” em que já trabalhou, afirmando que poderia potencialmente “redefinir as percepções convencionais dos jogos”.
Próximo projeto da Naughty Dog pode “redefinir a percepção de jogos”, segundo Neil Druckmann.Fonte: Naughty Dog
“Tive a sorte de trabalhar em vários projetos dos sonhos e atualmente estou entusiasmado com um novo, que talvez seja o mais emocionante até agora”, contou Druckmann à Sony. “Estou ansioso para ver como este novo jogo repercutirá, especialmente após o sucesso de The Last of Us, pois ele poderá redefinir as percepções convencionais dos jogos”.
Arriscar é preciso, segundo co-presidente da Naughty Dog
Em outra parte da entrevista, Druckmann também sugeriu que o novo jogo da Naughty Dog seja um novo IP. “É preciso correr riscos para encontrar novas ideias que se conectem com o público, e mesmo que Uncharted tenha sido um sucesso no topo das paradas, era importante para nosso estúdio inovar novamente com uma nova franquia como The Last of Us“.
“Muitas empresas insistiriam em manter franquias lucrativas, mas a cultura e a filosofia da SIE nos capacitam a buscar novas ideias”, explicou o executivo. “A arte exige risco. Você não pode projetar com perfeição e prever o quão bem-sucedido será. Estou extremamente grato pela SIE confiar em nós para aproveitar nossos sucessos anteriores para explorar novos caminhos criativos”.
“IA ultrapassará os limites da narrativa”, afirma Druckmann
Ainda na entrevista para a Sony, Druckmann também debateu sobre um assunto bastante polêmico atualmente — principalmente no âmbito dos videogames: inteligência artificial.
Segundo o criador de The Last of Us, a IA irá “revolucionar” a forma como o conteúdo é criado. “Essa ampliação de possibilidades é alimentada por ferramentas cada vez mais acessíveis que permitem que até mesmo pessoas não técnicas usem sua imaginação e criem mundos e narrativas de acordo com sua vontade”.
Neil Druckmann afirma que a IA “ultrapassará os limites da narrativa”.Fonte: Naughty Dog
“A IA vai realmente revolucionar a forma como o conteúdo é criado, embora traga à tona algumas questões éticas que precisamos resolver”, justificou Druckmann. “Com tecnologias como IA e a capacidade de capturar movimentos diretamente de casa, estamos reduzindo custos e obstáculos técnicos, abrindo a porta para assumirmos projetos mais aventureiros e ampliarmos os limites da narrativa em jogos”.
Nesse contexto, é importante destacar que a Naughty Dogs se envolveu em algumas polêmicas acerca de seu processo de desenvolvimento, em especial, durante a produção de The Last of Us II. Na ocasião, inúmeros relatos de funcionários trabalhando em excessivas horas extras apareceram nas redes sociais, além de outros casos envolvendo sua exposição a conteúdos de violência real — com o objetivo, em teoria, de tornar as lutas mais reais o possível.
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