O Guinness Book, renomado como o Livro dos Recordes, é uma compilação de façanhas extraordinárias em diversos campos, abrangendo desde feitos físicos até conquistas intelectuais. Dentro deste vasto panorama de realizações, o universo dos jogos não poderia ficar de fora.
Ao longo dos anos, o livro já registrou uma ampla gama de recordes impressionantes relacionados aos games. Desde a rápida ascensão de títulos que ultrapassam a marca de US$ 1 bilhão em vendas até os feitos surpreendentes alcançados por jovens prodígios, há uma infinidade de registros notáveis que merecem destaque e análise mais detalhada.
Ficou curioso para saber da participação do mercado de games no Livro dos Recordes? Confira a seguir as maiores façanhas dos jogos que já foram registradas no Guinness Book!
Pontuação perfeita de criança em Dance Dance Revolution
Japonês detém recorde de pontuação perfeita em Dance Dance Revolution. (Fonte: Guinnes Book/Divulgação)Fonte: Facebook/Guinness Book/Divulgação
Se você viveu a era de ouro dos fliperamas no Brasil, possivelmente deve se lembrar das famosas máquinas de dança. Um dos títulos mais populares era Dance Dance Revolution, que conta com uma menção no Guinness Book.
O recordo em questão é de jogador mais novo a atingir uma pontuação perfeita em Dance Dance Revolution. A marca foi alcançada pelo japonês Ryota Wada em 29 de agosto de 2010 na música Hyper Eurobeat, e na época ele tinha apenas 9 anos. Por conta disso, seu nome aparece no Guinness World Records Gamers Edition 2011.
Jogador profissional mais novo
Victor de Leon III é o jogador profissional mais novo da história. (Fonte: NY Times/Reprodução)Fonte: NY Times/Reprodução
Para se tornar um jogador profissional é preciso habilidade e, em muitos casos, anos de prática. Porém, Victor de Leon III foi totalmente na contramão ao se tornar o jogador profissional mais novo, com apenas 6 anos.
Seu recorde foi alcançado em 2005, mas a trajetória profissional do garoto começou muito antes. Em 2022, ele participou de um campeonato de Halo em Nova York quando tinha apenas 4 anos. Três anos depois, em 2005, ele estava assinando um contrato de exclusividade com os organizadores da Major League Gaming, se tonando o jogador profissional mais novo.
Título com o nome mais longo
Game de título mais longo tem 336 caracteres, e não vamos nos atrever a colocar ele aqui. (Fonte: Akiba Games/Reprodução)Fonte: Akiba Games/Reprodução
Geralmente, os estúdios costumam pensar em títulos curtos para os seus jogos, já que isso ajuda na memorização e ilustração da arte de capa. Porém, o Livro dos Recordes registrou um caso no mínimo curioso em um game japonês.
Segundo o Guinness Book, o título mais longo para um game tem 336 caracteres, e vai para o RPG (tome fôlego!) Natsuiro Haisukuru ? Seishun Hakusho ~ Tenko shonichi no ore ga osananajimi to saikai shitara hodo buin ni sa rete ite gekisha shonen no hibi sukupu dai renpatsu de igai to motemotenanoni nazeka maimemori ga pantsu shashin bakkari to iu-den mi to mukiainagara kangaeru hito natsu no shima no gakuen seikatsu to sekirarana koi no yukue.
Caso esteja curioso, a tradução do título que foi lançado apenas no Japão é Um verão na escola em uma ilha onde eu contemplo como no primeiro dia após a minha transferência, encontrei um amigo de infância e fui forçado a ingressar no clube de jornalismo, onde meus dias como paparazzi com ótimas colheres me tornaram bastante popular entre As Garotas, Mas Estranhamente Minha Câmera Está Cheia De Fotos De Calcinha, E Onde Meu Romance Cândido Está Indo.
Cansa só de pensar em falar.
Cutscene mais longa
Cutscenes já são um recurso bastante utilizado em vários jogos para apresentar, de forma mais dinâmica, algum trecho da história. Por se tratar de algo um pouco mais cinematográfico, essas cenas podem durar alguns minutos, mas Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots conseguiu ir longe nessa marca.
O game idealizado por Hideo Kojima conseguiu o seu espaço no Guinness Book após apresentar uma cutscene que soma 81 minutos. Tudo bem, estamos falando do final de um game, o que por padrão já apresenta cenas mais longas. Porém, muitos talvez não esperassem ver literalmente um filme na conclusão dessa saga.
Desenvolvimento de jogo mais longo
Clockword Aquario levou 28 anos para ficar pronto. (Fonte: PS Store/Divulgação)Fonte: PS Store/Divulgação
Quando se fala em jogo com tempo de desenvolvimento longo, uma das primeiras lembranças que vem à cabeça é Duke Nukem Forever. Porém, outro título conseguiu ir mais longe ainda e cruzar algumas gerações nesse processo.
O Guinness Book concedeu o título de game com desenvolvimento mais longo para Clockwork Aquario. Criado por Ryuichi Nishizawa e pelo estúdio Westone Bit Entertainmet, ele levou 28 anos e 81 dias para ficar pronto. O projeto foi finalizado em 30 de novembro de 2021 pela United Games, mas iniciou em 1993.
Se olhássemos os consoles que estavam fazendo sucesso em cada um desses períodos, poderíamos considerar o início do projeto no SNES e a finalização na geração atual. Com isso, dá para ter uma ideia mais clara do longo tempo em que ele ficou em produção.
Venda bilionária mais rápida
GTA 5 faturou US$ 1 bilhão em apenas três dias de comercialização. (Fonte: Rockstar Games/Divulgação)Fonte: Rockstar Games/Divulgação
Vamos fechar essa relação falando de jogo que levantou mais grana em pouco tempo de comercialização. Neste quesito, o posto permanece com Grand Theft Auto V, que levou apenas três dias para alcançar a marca de US$ 1 bilhão em vendas.
Por conta desse feito, o Guinness Book concedeu ao game a honra da “propriedade de entretenimento mais rápida a obter faturamento bruto de US$ 1 bilhão”, superando filmes e outras mídias. Porém, a chegada de Grand Theft Auto 6 pode colocar um fim nesse reinado.
E aí, algum recorde te surpreendeu? Nos conte nas redes sociais do Voxel!