Tem sido um momento bem delicado para o mercado, visto os inúmeros cortes que vem ocorrendo nos últimos meses. Aparentemente, essa maré ruim continua: a Take-Two, dona de propriedades como GTA e Red Dead Redemption, demitirá 5% de sua força total de trabalho — cerca de 570 pessoas, segundo estimativas.
Segundo a Reuters, a Take-Two também descartará vários projetos que estão em desenvolvimento atualmente como uma das estratégia para cortar custos na empresa. No entanto, esses cancelamentos vão gerar encargos que custarão entre US$ 160 milhões e US$ 200 milhões para os bolsos da publisher.
Só nos primeiros 60 dias de 2024, foram quase 9.000 demissões na indústria de games global, de acordo com uma reportagem do Kotaku. Até o fim do ano, esse número será ainda maior, já que a Take-Two planeja realizar os novos cortes até o dia 31 de dezembro.
Medo do crunch pode afetar a produção de GTA 6
O fato é que a indústria de games está passando por uma grande mudança — e isso não é, necessariamente, uma coisa boa. Para as marcas, que estão enxugando seus orçamentos, talvez sim. Mas para quem está no batente, o buraco é mais embaixo: muitos desempregados, e os remanescentes correm sérios riscos de se submeterem ao terrível crunch.
Será que os cortes na Take-Two vão impactar a produção de GTA 6?Fonte: Rockstar
Por exemplo: a Rockstar, um dos principais estúdios sob a aba da Take-Two, encerrou o modelo de trabalho home office para otimizar a produtividade e garantir o “máximo de qualidade possível” para GTA 6 — e, claro, evitar novos vazamentos.
A ideia teve resistência por parte de diversos funcionários da empresa. Alguns deles, inclusive, são membros do Sindicato de Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha (IWGB). O órgão justifica que o fim do trabalho híbrido significaria a volta do crunch — que consiste em longas e cansativas jornadas de trabalho.
Apesar dos cortes, Take-Two segue expandindo seu portfólio
Apesar dos cortes de 5% na sua força de trabalho, a Take-Two anunciou, no fim de março, que comprou a Gearbox do Embracer Group por US$ 460 milhões.
Agora, o estúdio, que já tinha um relacionamento duradouro com a Take-Two por conta da franquia Borderlands, será propriedade integral da publisher — que também leva para a casa propriedades como Tiny Tina’s Wonderlands, Brothers in Arms e o clássico Duke Nukem.
Será que os cortes anunciados pela Take-Two vão impactar a produção de GTA 6 de alguma forma? Quais seriam os projetos engavetados pela publisher para cortar custos? Bom, tomara que Bully 2 não esteja entre eles.