A Sony é bastante conhecida por lançar diferentes versões de seus consoles a cada geração — incluindo modelos compactos, assim como os mais potentes. Apesar de ainda não ter confirmado oficialmente o PS5 Pro, parece que tanto a gigante japonesa quanto as desenvolvedoras já estão se preparando para a chegada do novo aparelho.
Diversos rumores foram especulados nos últimos meses. Alguns deles dizem que o novo console da Sony pode desafiar PCs poderosos, assim como ter um grande salto na performance e possuir seu próprio DLSS — tecnologia da Nvidia que foca no upscaling de imagens.
Agora, o The Verge afirma que teve acesso a um documento com todas as especificações do PS5 Pro, também revelando que desenvolvedoras do mundo todo já estão sendo solicitadas para garantir que seus jogos sejam compatíveis com o novo console.
Segundo o The Verge, o PS5 Pro tem codinome “Trinity”.Fonte: PlayStation
Segundo a reportagem do jornalista Tom Warren, o modelo mais potente do console de nova geração tem codinome “Trinity” e incluirá uma GPU mais poderosa, assim como um modo de CPU mais preciso.
O relatório afirma que o PS5 Pro será capaz de renderizar jogos com ray tracing habilitado ou atingir resoluções e taxas de quadros ainda maiores em determinados títulos. Além disso, alguns desses títulos podem até usar o rótulo “Trinity Enhanced” — que terão “melhorias significativas” no traçado de raios.
GPU do PS5 Pro pode ser até 45% mais rápida que a do console padrão
Segundo o documento obtido pelo The Verge, a “GPU do PS5 Pro pode ser até 45% mais rápida que o modelo atual do console” — que também estaria usando uma “arquitetura de ray tracing mais poderosa” e com velocidade até três vezes maior do que a do PS5 normal.
Aparentemente, a versão Pro do aparelho terá algumas alterações na memória do sistema para os desenvolvedores trabalharem de forma otimizada. A memória padrão do PS5 funciona a 448 GB/s, mas parece que a Sony aumentou sua capacidade em 28% — para 576 GB/s.
PS5 Pro pode ter GPU até 45% mais rápida que o modelo atual.Fonte: PlayStation
Além disso, os desenvolvedores terão mais acesso à memória geral do sistema. Os jogos poderão usar 1,2 GB adicionais de memória do sistema no PS5 Pro — ou seja, 13,7 GB no total em comparação com os 12,5 GB alocados para jogos no PS5 básico.
Essas melhorias, segundo o The Verge, podem ser úteis para suportar sem maiores problemas o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) — a resposta da Sony ao DLSS da Nvidia e ao FSR da AMD para melhorar as taxas de quadros e qualidade de imagem no PS5 Pro. O veículo afirma que o suporte completo ao HDR também está incluso no pacote.
A Sony teria dito no documento que há cerca de 2ms de latência no upscaling de uma imagem de resolução 1080p para 4K. Supostamente, a gigante japonesa estaria trabalhando para oferecer suporte a resoluções de até 8K e até mesmo melhorar a latência no futuro.
O lançamento do PS5 Pro estaria agendado para o fim de 2024. Vale lembrar que nada foi confirmado oficialmente até o momento — então trate o texto com muita cautela. Ansioso por ele? Comente suas expectativas nas redes sociais do Voxel!