Silent Hill 2 Remake: Saiba o que acontece nos 8 finais e veja como consegui-los

Superando as expectativas da crítica e do público, Silent Hill 2 Remake ganhou o coração até de quem não é fã de jogos de terror. Até o momento, o jogo soma uma nota de 86 pontos no agregador Metacritic, aproximando-se da avaliação média do original, de 89 pontos, lançado ainda em 2001. O consenso entre os jogadores e especialistas é que, além de entregar gráficos belíssimos, o lançamento da Bloober Team reapresenta a história com fidelidade, e ainda acrescenta generosos conteúdos inéditos.

Entre as novidades, o destaque indisputado fica para os dois inéditos finais para a história! Junto deles, Silent Hill 2 Remake conta com impressionantes oito finais, que exigem certas ações específicas — e até inconscientes — do jogador. Dessa maneira, ao menos para os desfechos originais, a conclusão da trama refletirá como o estilo de jogabilidade e não apenas escolhas “mecânicas”, como é de costume nos títulos modernos.

@camacho.adriano Cinco coisas que mais gostei em Silent Hill 2 Remake! Tive a oportunidade de terminar esse JOGÃO na semana passada e fiquei muito satisfeito com o trabalho da Bloober Team. Se liga nas melhores mudanças! #silenthill #silenthill2 #silenthill2remake #jogosdeterror ? som original – Adriano Camacho

No entanto, sabemos que nem todo mundo quer zerar o mesmo jogo tantas vezes, ainda que ele seja excelente. Assim, pelas conquistas ou pela curiosidade, o Voxel traz um guia completo para você ficar por dentro de todos os finais de Silent Hill 2 Remake!

  • AVISO: Antes de prosseguir, vale avisar que o texto a seguir contém spoilers que, com certeza, vão estragar sua experiência caso ainda não tenha terminado Silent Hill 2 Remake pela primeira vez. 

Como funcionam os finais de Silent Hill 2 Remake?

Para começar, vamos separar os finais de Silent Hill 2 Remake em três categorias: Originais, Novos e Memes — sim, há finais bem-humorados. Essa divisão nos ajudará a explicar as mecânicas necessárias para conferir cada desfecho, facilitando até mesmo no planejamento da jogatina.

Os três primeiros finais que o jogador irá conhecer pertencem à categoria dos Originais, sendo eles “Na Água” (In Water), “Saída” (Leave) e “Maria”. Eles são fiéis aos presentes no clássico, e exigem que o jogador vivencie a campanha de maneiras específicas — examinando certos itens, evitando demonstrar interesse por certos personagens, e por aí vai.

Nesta categoria, ainda há o final “Renascimento” (Rebirth), que excede um pouco as regras, mas é considerado um desfecho “sério”. Nele, assim como as conclusões das categorias “Novos” e “Memes”, o jogador terá que obter uma série de itens ao longo da campanha, que também expandirá mais da trama. Para obtê-los, é necessário ter finalizado o jogo pelo menos uma vez.

Veja o que acontece em cada um deles, e como consegui-los, logo abaixo!

Como conseguir os finais originais de Silent Hill 2 Remake?

Na água (In Water)

Considerado como o desfecho “ruim” para a história, o final “Na água” é um dos mais icônicos e tido por muitos como o verdadeiro — apesar de não existir um consenso, nem mesmo entre os desenvolvedores. Nele, James se torna completamente consciente dos fatos que o levaram para Silent Hill, mas não consegue se perdoar e é tomado pela culpa.

Na última cena, vemos o protagonista conversando com alguém no banco de trás de seu carro, através do retrovisor. Confirmando e canonizando uma das teorias mais antigas sugeridas por Masahiro Ito, essa “pessoa”, na verdade, é o corpo de Mary — que acabara de falecer há alguns dias, e não anos.

Nesse final, após o chocante desfecho entre James e Mary, é sugerido que o protagonista vai até a cidade de Silent Hill com o corpo de sua esposa no banco traseiro, com a intenção de encerrar sua própria vida.

Porém, pelo trauma vivenciado e pelos efeitos sobrenaturais da cidade, James acaba “se esquecendo” e passa por toda a campanha sendo confrontado com a verdade, mas não consegue “entendê-la”. O maior exemplo disso é a primeira chamada que ouvimos pelo rádio, onde podemos ouvir Mary dizendo “James, por que você me matou?” através da estática. Além disso, todos os corpos masculinos que vemos mutilados pela campanha são os exatos mesmos modelos de Sunderland.

Como o nome sugere, ao final de “Na água”, James sucumbe e dirige até o Lago Toluca, encerrando sua vida. Por fim, o jogador lê finalmente a carta completa de Mary — que parte qualquer coração. A título de curiosidade, este foi o final escolhido para a adaptação em livro oficial de Silent Hill 2, escrita por Sadamu Yamashita.

Para conseguir este final, o jogador deverá passar a campanha se arriscando e examinando itens que “o lembrem” de sua intenção. Confira:

Requisitos para o final “Na Água”

  • Mantenha sua saúde em um nível baixo pelo maior tempo possível, se arriscando em combates;
  • No seu inventário, investigue a Carta e a Foto de Mary várias vezes ao decorrer do jogo, assim como a Faca de Angela;
  • Leve seus itens pessoais com você para o elevador de funcionários no Hotel Lakeview;
  • No seu inventário, investigue cartas e notas sobre estar preso em Silent Hill, morte e temas similares;
  • Não dê atenção à Maria durante a campanha, nem converse com ela em momentos opcionais;
  • Ouça a conversa completa no longo corredor que leva ao chefe final;
  • Ter obtido os finais “Saída” e “Maria”, cada, ajudará a obter esse final.

Saída (Leave)

Entre os finais originais, “Saída” é considerado o mais feliz. Nele, James torna-se consciente de seus atos, mas encontra seu perdão em um novo propósito — cuidando de Laura, a criança que encontramos durante a campanha.

Neste final, vemos uma conversa entre James e Mary, em que ela demonstra compaixão por ele, apesar de tudo que aconteceu. A princípio, o protagonista reforça seu remorso, se culpando pelo que fez como um ato de egoísmo. Porém, ela o interrompe, questionando “se isso é verdade, por que você parece tão triste?”.

Adiante, ela entrega sua carta. A última cena mostra James e Laura deixando Silent Hill, enquanto ouvimos uma versão diferente das últimas palavras de Mary, em que ela o pede para seguir em frente. Embora seja um final mais feliz, ainda é emocionante.

Para conseguir esse final, o jogador deve evitar itens e interações que o impeçam de “seguir em frente”, como os diálogos com Maria e a Faca da Ângela. Veja como obter o final “Saída” abaixo:

Requisitos para o final “Saída”

  • Não investigue a foto de Mary ou a Faca de Angela em seu inventário;
  • Não leve seus itens pessoais com você para o elevador de funcionários no Hotel Lakeview;
  • Tente manter sua saúde o mais alta possível, se curando em toda oportunidade;
  • Não investigue cartas e notas sobre estar preso em Silent Hill, morte e temas similares;
  • Ignore as interações com Maria, não fale com ela no Hospital Brookhaven, etc.
  • Não ouça a conversa inteira no longo corredor que leva ao chefe final;
  • Ter obtido os finais “Na Água” e “Maria”, cada, ajudará a obter esse final.

Maria

Entre os finais originais, “Maria” é considerado um dos mais difíceis de conseguir. Como seu nome implica, ele exige que o jogador passe o maior tempo possível com a personagem, interagindo com ela em cada oportunidade, com cuidado.

Na trama, este final representa um ciclo vicioso, um desfecho em que James não reconhece a devida importância de suas ações e, portanto, deverá encarar todo o sofrimento novamente. Esse “karma” é representado pela própria Maria e pelas ações do protagonista.

Durante as últimas cenas, vemos Mary confrontando James pelas suas ações com sua “outra versão”, questionando “se ela poderia dá-lo o que ela não deu”. Após o confronto, vemos ele saindo de Heaven’s Night com Maria, que entrega a carta de sua ex-esposa. Desta vez, contudo, não há leitura.

No caminho até o carro, vemos Maria tossir, enquanto James casualmente responde “precisamos cuidar dessa tosse”, sem parecer notar a sugestão dos fatos. O final indica que, assim como Mary, ela também ficará doente e morrerá.

Veja como obter o final “Maria”:

Requisitos para o final “Maria”

  • Não investigue a foto de Mary ou a Faca de Angela em seu inventário;
  • Não leve seus itens pessoais com você para o elevador de funcionários no Hotel Lakeview;
  • Fique próximo de Maria o tempo todo e não deixe que ela fique trancada em outro ambiente;
  • Não aponte a lanterna para o rosto dela;
  • Ignore as interações com Maria, não fale com ela no Hospital Brookhaven, etc.
  • Não ouça a conversa inteira no longo corredor que leva ao chefe final;
  • Ter obtido os finais “Na Água” e “Saída”, cada, ajudará a obter esse final.

Renascimento (Rebirth)

O final extra, entre os originais, “Renascimento” termina Silent Hill 2 Remake de uma maneira bastante sinistra. Nele, James encontra um meio para trazer Mary de volta à vida, através de um ritual criado pelo culto da cidade — que, a propósito, aparece mais nos outros jogos da franquia.

Após encontrar uma série de itens enigmáticos, James diz a Maria que precisa “eliminar” a parte dele que ainda se apega aos sentimentos que ela representa — então, ele a derrota. Após o confronto, o protagonista segue para a pequena ilha no Lago Toluca, supostamente a mesma em que a “santa” de Silent Hill ficava esperando por seu amado.

Em uma breve cena, ouvimos James conversando com Mary, explicando que ele “não consegue seguir em frente sem ela”.  O protagonista explica que os deuses antigos de Silent Hill ainda estão lá, e abençoam aqueles que os veneram com “um poder que pode desafiar até mesmo a morte”.

A parte sinistra, neste final, é que nunca vemos ou ouvimos Mary. Através da narração de James, que soa um tanto emocionada, podemos assumir dois desfechos: um em que o ritual deu certo, e outro em que ele nunca foi real, e o protagonista está conversando com um corpo.

Veja como obter o final “Renascimento”:

Requisitos para o final “Renascimento”

  • Iniciar a campanha no Novo Jogo+;
  • Obter o item-chave “Livro da Cerimônia Carmesim”, em um túmulo ao norte do Cemitério de Silent Hill;
  • Obter o item-chave “Crisma Branca”, na entrada da Mansão Baldwin;
  • Obter o item-chave “Cálice de Obsidiana”, em um expositor na Sociedade Histórica;
  • Obter o item-chave “Livro das Memórias Perdidas”, na seção de Achados e Perdidos do Hotel Lakeview;
  • Finalize o jogo normalmente.

Como conseguir os finais memes de Silent Hill 2 Remake?

Final do Cachorro (Dog Ending)

Um dos finais mais divertidos não apenas em Silent Hill 2 Remake, mas no mundo dos jogos, é o “Final do Cachorro”. Nele, descobrimos que uma carismática Shiba Inu, Mira, está por trás de todos os trágicos eventos da vida de James.

Cômica, a cena original propositalmente utiliza elementos mais simples para ilustrar a natureza absurda dos eventos — além de economizar no desenvolvimento. Em Silent Hill 2 Remake, esse charme foi mantido, para o agrado dos fãs.

Requisitos para o “Final do Cachorro”

  • Iniciar a campanha no Novo Jogo+;
  • Obter o item-chave “Parte de Chave Quebrada”, localizado em uma Pet Shop logo ao lado do Big Jay’s em Eastern South Vale;
  • Obter o item-chave “Parte de Chave Quebrada”, localizado logo após abrir o portão depois do Jack’s Inn, em Western South Vale. Ele está ao norte da Katz Street, atrás de uma cerca;
  • Combinar as partes e abrir a Sala de Observação, no terceiro andar do Hotel Lakeview.

Final dos Óvnis (UFO)

Apostando no bom-humor com um toque de homenagem, o “Final dos Óvnis” (UFO) retorna com algumas mudanças em relação ao jogo original. Assim como no clássico, esse desfecho também celebra os filmes do cinema mudo, trazendo a narração e o diálogo através de “telas estáticas”. Para acompanhar, toda a estética é bem retrô, com uma fotografia grunalada e monocromática.

Entretanto, diferente do Silent Hill 2 clássico, James não encontra Harry Mason — protagonista do primeiro jogo, que também possui seu próprio final com alienígenas. No Remake, James encontra sua versão “verdadeira”, vinda diretamente do “Final dos Óvnis” do jogo original.

No Silent Hill 2 clássico,  a aparição de Harry Mason, com gráficos originais do PlayStation 1, também servia para ilustrar o avanço gráfico entre os jogos — além de aumentar o absurdismo e tom de humor. No Remake, essa dinâmica foi muito bem ilustrada com o comparativo com gráficos do PlayStation 2.

Requisitos para o “Final dos Óvnis”

Diferente dos demais, o “Final dos Óvnis” exige que o jogador colete a “Gema Azul” e a examine em diferentes lugares em Silent Hill. Nestes locais, o item-chave irá brilhar, fazendo com que o controle vibre. Confira:

  • Obter o item-chave “Gema Azul”, localizado ao norte de Big Jay’s em Eastern South Vale, na vitrine de uma joalheria
  • Investigar a “Gema Azul” enquanto nos telhados dos Apartamentos da Rua Saul, na parte sul de Eastern South Vale;
  • Investigar a “Gema Azul” em Rosewater Park, logo após atravessar os portões que levam ao pier;
  • Investigar a “Gema Azul” no Hotel Lakeview, logo após descer do barco;
  • Investigar a “Gema Azul” no quarto 312 do Hotel Lakeview.

Como conseguir os novos finais de Silent Hill 2 Remake?

Êxtase (Bliss)

Apesar do nome, o novo final “Felicidade” (Bliss), é um dos mais enigmáticos e possivelmente mais sugestivos. Nele, James toma posse da droga “Claudia Branca”, um alucinógeno fictício apresentado ainda no primeiro Silent Hill. Na trama do jogo anterior, a substância foi utilizada para dopar personagens importantes, não apenas os viciando, mas os fazendo complacentes.

Além disso, a substância originária da região de Silent Hill também era utilizada em rituais, com algumas menções de ser um dos ingredientes para criação do “Aglaophotis” — um líquido vermelho capaz de afastar forças demoníacas e garantir proteção a quem tomá-lo.

Em Silent Hill 2 Remake, James usa a “Claudia Branca” antes de assistir à infame fita, no quarto 312. No entanto, a versão que vemos não é interrompida pelos chocantes eventos, e mostra o protagonista feliz com sua esposa durante suas férias na cidade. Por um breve momento, é possível notar que ele parece se lembrar dos eventos que vivenciou na campanha, mas se esforça para esquecê-los.

Adiante, vemos o quarto 312 — agora vazio. Sem indicícios de James, pode-se supor que o protagonista estará sujeito a reviver toda a campanha, novamente. Já que, pouco após retornar do período de férias, Mary ficaria doente, desencadeando os eventos que levariam o protagonista à cidade.

Nesta interpretação, o final representaria um James intorpecido, que tenta a qualquer custo evitar a realidade dos fatos — e, portanto, reviverá os tormentos de Silent Hill.

Requisitos para o “Final Êxtase”

  • Obtenha o código “1887” em um corpo ao norte de Western South Vale, após passar pela Sociedade Histórica;
  • Use o código para obter a “Chave Enferrujada” no cofre da recepção no Pete’s Bowl-O-Rama;
  • Use a “Chave Enferrujada” no baú do mirante no jardim do Hospital Brookhaven; nele, obtenha a “Claudia Branca”;
  • Beba a “Claudia Branca” no Quarto 312, antes de assistir a fita.

Quietude (Stillness)

Para quem sentiu que o final “Na Água” não era triste e trágico o suficiente, a Bloober Team caprichou em “Quietude”. Neste desfecho, vemos James em seu carro, relutante em ler a carta deixada por Mary. Ele rompe o silêncio dizendo que tentou, mas afirma que não consegue seguir sem ela.

Surpreendentemente, ouvimos Mary responder e perguntar o que há de errado. É possível sentir uma desconfiança de James no ar, mas o protagonista logo cede para o afeto de sua esposa. Ele pede desculpas, enquanto desaba em lágrimas.

Então, o protagonista pergunta a Mary se ela esperará por ele. Ela confirma, dizendo: “James, eu sempre esperei por você”. No entanto, podemos ver através do retrovisor um sorriso que não parece dela, acompanhado de um tom de voz mais frio. Relutante, ele acelera o carro até o Lago Toluca.

Neste final, também é sugerido que James não teve coragem de ler a Carta de Mary e, assim, imaginou como seria seu último diálogo com ela. Porém, a manifestação no banco traseiro pode ter sido influenciada pelos efeitos sobrenaturais de Silent Hill, para uma versão manipuladora, sombria e deturpada.

Entre todos os finais, “Quietude” é o que mais mostra o estado emocional de James, que chora em uma excelente atuação de Luke Roberts.

Requisitos para o “Final Quietude”

  • Obtenha a “Motosserra” logo no começo do jogo, próxima ao Rancho Silent Hill;
  • Caminhe até encontrar um carro esverdeado, após desbloquear o portão, pouco antes de obter o mapa de Silent Hill;
  • Com a “Motosserra”, quebre todas as janelas do carro para obter a “Chave da Tristeza”;
  • Pouco antes da batalha contra os dois Pyramid Head; vá até o Escritório da Gerência;
  • Lá, use a “Chave da Tristeza” no baú, e insira o código 314;
  • Com o baú aberto, obtenha o “Cartão Postal de Toluca”;
  • Finalize o jogo normalmente.

E este foi nosso guia completo com todos os finais de Silent Hill 2 Remake e seus significados! Na sua opinião, qual o melhor? Acredita que algum é o verdadeiro? Deixe seu comentário com as respostas nas redes sociais do Voxel!

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