Santa Monica fala sobre God of War Ragnarok no PC: “Ficamos impressionados com os mods”

Após certo tempo de exclusividade nos consoles PlayStation, God of War Ragnarok chegou ao PC em setembro, em um port realizado pela Santa Monica em parceria com a Jetpack Interactive, estúdio que também trouxe o jogo de 2018 aos computadores. Em entrevista cedida ao Voxel, dois representantes dos estúdios falaram sobre a experiência de trazer o título para o computador.

Steve Tolin, diretor técnico da Jetpack, e o produtor da Santa Monica Matt DeWald, comentaram sobre os desafios envolvidos no port, além das novidades exclusivas da versão de computador. De acordo com a dupla, o time sempre priorizou a otimização no game, mas sem deixar de lado as possibilidades trazidas pelo PC.

Além disso, a dupla também comentou sobre o poder da comunidade de mods no PC, que consegue trazer resultados impressionantes sem apoio oficial.

Devs queriam superar limites com port, mas sem esquecer da escalabilidade

Durante a entrevista ao Voxel, Steve Tolin e Matt DeWald comentaram sobre o entrosamento entre os estúdios Jetpack e Santa Monica, o que certamente facilitou a tarefa de trazer Ragnarok ao PC. Conforme a dupla, o time queria expandir e superar limites em algumas frentes, como a implementação de novas resoluções ultrawide e suporte para monitores de alta frequência, mas sem esquecer da escalabilidade.

God of War Ragnarok chegou ao PC otimizado para PCs de alto orçamento, mas também para o Steam Deck.

A prova disso é o fato do jogo rodar no Steam Deck. De acordo com Tolin, o time já tinha tudo planejado para fazer o game funcionar bem tanto em PCs potentes quanto no portátil, o que facilitou o trabalho de garantir qualidade no portátil da Valve. “É tudo parte do nosso plano de escalabilidade. Tínhamos nosso plano de requisitos mínimos e sabíamos que era possível lançar no Steam Deck, pois fizemos isso no passado [com God of War 2018]”, explica o representante da Jetpack Interactive.

De acordo com Tolin, o time da Jetpack possui desenvolvedores experientes e que já são familiares com o processo de otimização, o que é essencial no port para PC, já que existem diferentes hardwares em que o jogo deve rodar. “Nós temos um longo histórico de otimização, assim como a Santa Monica nos consoles, e não importa qual o hardware, sempre existe alguma forma de alcançar um pouco mais.”  

Frame Generation é a maior novidade no game

Para computadores mais potentes, DeWald ressaltou a importância de atender o público com upscalers atualizados, como as novas versões do Nvidia DLSS, AMD FSR e Intel Xess. O produtor da Santa Monica disse que o time já tem experiência com esse tipo de tecnologia, o que garantiu bons resultados no game, e o grande destaque agora são as tecnologias de geração de frames.

“Nós temos bastante familiaridade com tecnologias de upscaling, mas a grande novidade em Ragnarok é o Frame Generation da AMD e da Nvidia”, conta DeWald. “Existem algumas complexidades técnicas em fazer tudo trabalhar direitinho e garantir que vai funcionar bem.”

God of War RagnarokGod of War Ragnarok chegou ao PC com versões recentes do DLSS, FSR e Intel Xess.

De acordo com Tolin, o Frame Generation foi uma novidade para a equipe da Jetpack e lidar com “diferentes linhas do tempo” para entregar mais frames pode parecer muito complicado. No entanto, as soluções de upscaling estão cada vez mais modernas e as empresas, como Nvidia, estão recebendo feedbacks de desenvolvedores para facilitar a implementação das tecnologias. 

Matt DeWald também mencionou a futura série de placas de vídeo RTX 50, da Nvidia, e que está ansioso para ver o game rodando com todas essas tecnologias com muito poder de fogo. “Todo mundo quer mais fidelidade, porém com mais velocidade e FPS, mesmo que os frames sejam gerados”, conta o produtor.

Segundo o representante da Santa Monica, o objetivo do time é garantir que o jogo esteja preparado para o futuro no PC, com tecnologias que garantirão compatibilidade com novos hardwares no futuro.  “Estou interessado em ver como o nosso trabalho vai continuar a crescer. Com esses jogos sem bloqueios, até onde [o hardware] realmente poderá levá-los?”

“Ficamos impressionados com a comunidade”

Os responsáveis pelo port de God of War também se mostraram impressionados com o poder da comunidade no PC. Enquanto Tolin ressaltou que está admirado com as criações vindas do modo Foto, DeWald mostrou seu apreço pela galera que constrói modificações para o game.

GamesModificações de God of War impressionaram desenvolvedor.

“Sempre fico impressionado com o que eles conseguem fazer porque mesmo internamente, para nós, fazer um novo modelo e redirecionar animações é um trabalho e tanto”, revela o produtor de God of War Ragnarok no PC. “Ver pessoas que não têm as nossas ferramentas fazendo é incrível.”

O representante da Santa Monica lembrou da icônica cena de God of War de 2018 com Kratos e Baldur lutando, que ganhou versões alternativas graças aos mods. Segundo DeWald, ele não vê a hora de parar e conferir todas as criações que serão feitas com o embate de Thor e o Deus da Guerra em Ragnarok.

God of War Ragnarok está disponível atualmente no PC, PS4 e PS5. Você já jogou o game? Comente nas redes sociais do Voxel!

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