Após lançar a primeira versão dos Fluid Motion Frames (AFMF) no passado, a AMD anunciou a chegada do AFMF 2 para computadores. O recurso, que funciona a um nível de driver, chega com melhorias de imagem geradas por inteligência artificial, latência reduzida nos comandos e mais desempenho para os jogadores.
Dentre as novidades, há o Modo de Busca, responsável por melhorar a suavidade na geração de quadros quando em momentos intensos. Segundo a companhia, isso evita falhas do tipo fallback e garantem uma qualidade de imagem interpolada superior, sem que haja efeito de trepidação na tela.
O novo modo Performance, por outro lado, foi criado para reduzir a sobrecarga em games que os jogadores obtenham taxas de quadros superiores quando com placas de vídeo dedicadas.
Já nos modelos com GPUs integradas, o sistema mudará para um modo automático, que se tornará o padrão para iGPUs Radeon dos processadores Ryzen.
AFMF 2 reduz latências em até 28%
No quesito latência, a companhia informa que o AFMF 2 tem números 28% menores do que a versão tradicional em Cyberpunk 2077, e 12% em Counter-Strike 2. No game da CD Projekt Red, os testes foram realizados com uma Radeon RX 7900 XTX, enquanto o título da Valve rodou com um Ryzen 7 8700G e uma Radeon 780M integrada, mostrando como GPUs dedicadas têm melhorias mais notáveis.
Jogos com menos latência possuem melhor responsabilidade nos comandos. (Imagem: AMD/Divulgação)Fonte: AMD
Além das mudanças, a tecnologia ganhou suporte para modos de tela cheia sem borda, e compatibilidade com Vulkan e Open GL. Integrado no software AMD Adrenalin, a ferramenta pode ser usada junto ao HYPR-RX ou habilitada manualmente para jogos.
O AMD Fluid Motion Frames 2 está liberado ao público em uma versão de technical preview, mas a versão completa será lançada ao público apenas no quarto trimestre do ano.